Como tirar bolor da roupa?

Tirar bolor da roupa é um procedimento que não gostamos nada de fazer, mas que é essencial e inevitável. Por vezes, moramos em uma casa com alguma umidade e temos frequentemente roupas com mofo e bolor. Podemos também esquecer alguma peça de roupa dentro da máquina de lavar roupas e quando damos por ela, o bolor já está instalado no tecido.

Há ainda as peças de roupas que deixamos de usar pois ficaram perdidas no nosso armário por algum motivo e também as roupas de inverno guardadas por muito tempo em ambiente pouco arejado. Quando as encontramos e queremos usá-las, deparamo-nos com aquele mal cheiro característico e pontinhos pretos indesejados.

Rapidamente ficamos revoltados com a situação e queremos deitar tudo para o lixo, principalmente quando estamos sempre a limpar nossa casa e mesmo assim o mofo e o bolor continuam a aparecer e, ainda mais, em nossas roupas.

Apesar disso, na maior parte das vezes não podemos mandar tudo para o lixo, especialmente quando o bolor está nas roupas novas. Dependendo do quanto estão estragadas e tomadas pelo bolor, será possível resolver este problema com algumas dicas caseiras para tirar o mofo de tecido das suas roupas.

 

SEPARE A ROUPA COM MOFO E BOLOR IMEDIATAMENTE

Assim que encontrar uma roupa com mofo, separe esta peça das outras para que não contamine o resto. Certamente não quer todo o seu guarda-roupa com bolor, nem que fique muito mais difícil conseguir se livrar destes fungos.
Para que não sabe, o bolor, ou mofo, é um conjunto de vários fungos que proliferam-se em ambientes úmidos, escuros e com pouca circulação de ar. Eles podem ser altamente tóxicos para as vias respiratórias. Eles apresentam-se com pontos acizentados, esverdeados ou pretos.

Tente não tocar o bolor diretamente com as mãos e em seguida tocar em seu rosto ou próximo ao nariz e boca.

 

esquecer-toalhas-maquina-lavar-umidade
Toalhas molhadas esquecidas na máquina de lavar roupa

 

TIRAR O BOLOR COM VINAGRE

Tirar o bolor com vinagre branco, também conhecido com vinagre de álcool, é uma boa opção para eliminar o mofo das roupas. Geralmente ele pode ser utilizado em diversos tecidos. A aplicação pode ser feita diretamente no tecido com mofo, ou deixar a roupa em um balde com água e vinagre diluídos por algum tempo.

Após deixar a roupa com bolor de molho, esfregue com uma escova de dentes velha a região afetada, ou com uma esfregona própria para limpezas.  Não deixe a roupa ficar de molho por mais de 20 minutos. Enxágue a roupa e coloque para lavar na máquina com água quente. Verifique antes na etiqueta da sua roupa se pode lavá-la com água quente.

 

Kids and Mother care PT 300 x 250

 

Estenda sua roupa em local ventilado e com bastante sol. As altas temperaturas ajudam a matar os fungos. Se não houver possibilidades de secar ao sol, tente a máquina de secar roupas, ou ainda um secador de cabelos para garantir que a roupa ficou bem seca.

 

como-tirar-bolor-vinagre
Tirar mancha de vinho tinto com vinagre, água e detergente
TIRAR O BOLOR COM BICARBONATO DE SÓDIO

Tirar o bolor com bicarbonato de sódio também pode ser uma boa escolha para a maior parte dos tecidos, para as manchas mais difíceis, ou as que estão há mais tempo.

Ponha um pouco de bicarbonato de sódio em uma pote e coloque um pouco de água de forma a criar uma pasta. Passe essa pasta na região com bolor e deixe atuar por 20 minutos. Em seguida esfregue a região com as mãos como se estivesse a lavar roupa, ou use uma esponja própria com bastante cuidado para não danificar a roupa.

Repita o mesmo processo do vinagre. Coloque a roupa para lavar na máquina e depois estenda em lugar com bastante ar e sol. Poderá tentar também bicarbonato de sódio com vinagre juntos.

Outra opção para tirar o bolor com bicarbonato de sódio é colocar a roupa em uma panela duas colheres de bicarbonato de sódio para 1 litro de água e deixar ferver. Mas antes teste a resistência do tecido da roupa e veja se este método é apropriado.

 

como-tirar-mofo-com-bicarbonato-sodio
Como tirar mofo com bicarbonato de sódio

 

TIRAR O BOLOR COM LIXÍVIA OU ÁGUA SANITÁRIA

Tirar bolor com lixívia (ou água sanitária) e açúcar será um processo mais delicado e nem sempre recomendado. Não tente este processo com roupas coloridas, ou peças de roupas brancas delicadas. Tente em tecidos que julgar resistentes e que sejam brancos.

Antes de tudo, cuidado para fazer este processo, seja com sua pele, roupas e rosto. Use luvas. Para realizar este procedimento, use a medida: para cada meio (1/2) litro de água sanitária, use 6 (seis) colheres de açúcar.

Coloque os ingredientes em um balde, em seguida, com um copo de plástico pegue um pouco da mistura e coloque diretamente no bolor. Deixe agir por cerca de 20 minutos e lave bem em seguida.

 

tirar-manchas-bolor-lixivia-agua-sanitaria
Tirar manchas de bolor com lixivia (água sanitária)

 

TIRAR BOLOR COM SUCO DE LIMÃO

Tirar bolor com suco de limão é uma opção parecida com a do vinagre. A acidez do limão irá ajudar a remover as manchas de mofo e matar os fungos.

Coloque um pouco de sumo de limão no bolor e deixe agir por cerca de 20 minutos. A seguir, esfregue a região afetada com uma escova própria para limpeza e coloque a peça para lavar. Poderá lavá-la depois à mão ou na máquina de lavar roupas com água quente, se o tecido permitir.

 

Suco-limao-tirar-bolor-mofo-da-roupa
Sumo de limão para tirar bolor e mofo da roupa

 

TIRAR BOLOR COM LEITE QUENTE

Tirar bolor com leite é excelente para tecidos mais finos e delicados. Esta técnica é bastante fácil e simples.

Aqueça um pouco de leite. Quando estiver quente, desligue o fogo e aplique o leite quente sobre as manchas de mofo e bolor. Deixe o leite agir e clarear o tecido.

Em seguida, poderá aplicar um pouco de vinagre  ou sumo (suco) de limão se as peças de roupa forem coloridas. Assim, além de tirar as manchas de bolor, mata os fungos também.

 

tirar-bolor-da-roupa-leite-quente
Como tirar bolor da roupa com leite quente

 

COMO EVITAR BOLOR  E MOFO NAS ROUPAS 

Para evitar bolor e mofo nas roupas deixe as portas do seu guarda-roupa abertas sempre que possível;

Evite esquecer-se de alguma peça de roupa dentro da máquina de lavar, ou dentro de mochilas e malas;

Verifique se as suas roupas estão bem secas quando vai guardá-las no armário;

Deixe as roupas tomarem vento e sol com alguma frequência;

Caso vá de férias, procure deixar as portas dos armários abertas e a do quarto também;

Não espere o inverno chegar para estender casacos e roupas de lã no varal. Dê sempre uma olhada nestas roupas e veja em que estado estão;

Não guarde roupas ou toalhas molhadas ou húmidas.

Por fim, se nenhuma destas dicas funcionar, procure ajuda profissional. Cuide das suas roupas e, principalmente, da sua saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

13 − five =