Como tirar o amarelo do cabelo com matizador bom e barato

Tirar o amarelo do cabelo é mais fácil do que parece, mas é preciso ter alguns cuidados para obter um bom resultado. Decidimos ficar loiras, tingir os fios de loiro, ou ter o cabelo com luzes e nem imaginamos o que pode acontecer com os fios de cabelo depois de algum tempo.

A tintura de cabelo deixa os fios mais ressecados e quebradiços. Normalmente, acabamos por secar os fios com secador de cabelo ou ainda alisá-los com prancha (chapinha), o que contribui ainda mais para danificar o cabelo. Por isso, manter o cabelo sempre hidratado e nutrido, beber bastante água e comer de forma saudável ajudarão a ter um cabelo forte e com brilho.



Apesar de mantermos essa rotina, acabamos por ficar com o cabelo amarelado e entramos em desespero. Os fios loiros ficam amarelos por conta de um processo de oxidação, uma espécie de envelhecimento capilar que deixa o cabelo amarelado e afeta principalmente cabelos loiros e cabelos com luzes.

Este processo de oxidação do cabelo por conta da tintura ocorre pois na tintura existe um componente oxidante chamado peróxido de hidrogênio (vulgarmente conhecido como água oxigenada) e outro componente chamado para-tinta. Juntos serão responsáveis pela cor da tinta.

 

cabelo-loiro-amarelado
Cabelo loiro amarelado

 

Quando pintamos o cabelo, a tinta entra na parte interna dos fios de cabelo chamada córtex do cabelo. Assim que a para-tinta é oxidada por átomos instáveis e com o oxigênio existente nos fios, novas tonalidades no cabelo são criadas. A  cor natural dos cabelos e a cor que foi aplicada artificialmente misturam-se e geram grandes flocos de pigmentos que ficam dentro do córtex e apresentam tonalidades de azul, vermelho e amarelo.

O processo a que chamamos de matizar o cabelo ou tonalizar os fios baseia-se nessas três cores, que são as cores primárias. O objetivo é sempre buscar a cor, ou as cores que faltam para completar as três cores primárias.

Neste caso, para matizar o cabelo amarelo, faltam-nos as cores vermelha e azul. A mistura destas duas cores cria o roxo, ou violeta. Por isso, quando matizamos o cabelo loiro, usamos pigmentação roxa. Um matizador bom e barato pode ser feito com violeta genciana.

A violeta genciana serve para cuidar de aftas em bebês e também para desamarelar o cabelo. Pode encontrar violeta genciana em lojas de cosméticos e farmácias e seu preço é bem acessível. Além disso, é um produto para cabelos amarelados que dura muito, pois com algumas gotas já se consegue o efeito desejado.

 

violeta-genciana-para-tirar-amarelado-do-cabelo
Violeta genciana para tirar o amarelado do cabelo

 

ATENÇÃO: Use a violeta genciana com muito cuidado. Não coloque mais gotas do que o recomendado, senão ao invés de tirar o amarelado do cabelo, ele ficará roxo. A violeta genciana contém um alto teor de álcool. Por isso, tente deixar o frasco aberto antes de inciar o  processo por pelo menos 30 minutos. Isto  ajudará na evaporação do álcool e diminuirá os riscos de danos aos fios de cabelo. Tenha cuidado com roupas e locais onde possa cair a violeta genciana.

 

SHAMPOO MATIZADOR COM VIOLETA GENCIANA 

Ingredientes
1 frasco de shampoo de 250 ml (shampoo branco)
6 gotas de violeta genciana

Modo de preparo
Pingue as 6 gotas de violeta genciana dentro do shampoo e misture bem. Para assegurar que mistura corretamente pode por uma gota de cada vez e misturar aos poucos.  Antes de usar, tente colocar um pouco nas mãos como se fosse lavar o cabelo e veja se está bem misturado com cor violeta.

 

shampoo-matizador-violeta-genciana
Shampoo matizador violeta genciana

 

Modo de usar o shampoo matizador

Use o produto como usaria um shampoo comum e lembre-se sempre de agitar antes. Pode usá-lo lavando o cabelo duas vezes seguidas ou lavar uma vez e deixar atuar cerca de 2 minutos. Não deixe mais tempo do que isso. A violeta genciana contém álcool e poderá danificar gravemente o seu cabelo. É melhor ter de repetir o processo outro dia, ao invés de ficar com o cabelo roxo e com os fios destruídos.

Aplique um bom condicionador em seguida ou uma máscara hidratante. Se os fios voltarem a ficar amarelos, espere um intervalo de pelo menos 15 dias para repetir o processo. Poderá usar este shampoo matizador para desamarelar o cabelo 1 vez por mês ou num intervalo maior de tempo.




 

Caso não queira fazer tanto produto, coloque o triplo da quantidade de shampoo que utiliza normalmente em um pote de plástico, pingue 1 gota de violeta genciana, mistura bem, e faça o mesmo processo do shampoo.

É importante que a mistura fique violeta, não roxo escuro.

 

shampoo-matizador-violeta
Shampoo matizador violeta

 

A mesma receita de shampoo poderá ser feita nas mesmas quantidades com um condicionador. Não é o mais aconselhável, visto que passamos o condicionador de cabelos para deixar os fios macios, e com a violeta genciana junto, o efeito produzido pelo amaciador de cabelos não será o mesmo. Por isto, talvez a opção de shampoo talvez seja melhor, e hidratar o cabelo em seguida.

Caso tenha medo de usar o shampoo matizador para desamarelar o cabelo, siga as dicas com cuidado e tudo correrá bem. Se o cabelo ficar roxo, algumas lavagens poderão tirar a violeta genciana. Pode comprar também um shampoo de limpeza profunda para seu cabelo e deixá-lo agir nos fios por alguns minutos.

Coloque aos poucos a violeta genciana e misture bem para ver se está na cor violeta. Pode ser que no seu caso, 4 ou 5 gotas para 250ml sejam suficientes, ou que precise repetir o processo outra vez. Teste com calma e cuidado e o resultado será um cabelo sem fios amarelos.

 

Fontes: Desamarelar o cabelo com violeta genciana, Oxidação do cabelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

one × 4 =