Qual é o menor país do mundo?

O menor país do mundo está localizado dentro de outro país. Com cerca de 0,44 km² e 1000 habitantes (dados de 2017), este país, que na verdade é uma cidade-Estado, é a região territorial que é a morada oficial do Papa: o Vaticano.

O Vaticano, cidade-Estado localizada dentro do território italiano na cidade de Roma, existe desde 1929 como território independente. A ONU (Organização das Nações Unidas) não considera o Vaticano um país, pois lá a teocracia é regime governamental. Ou seja, governado por Deus, onde o Papa é o seu maior representante.

Apesar disso, a Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas de 2015 foi a primeira que contou com as bandeiras hasteadas do Vaticano e da Palestina, após uma votação dos países membros, que permitiu hastear as suas bandeiras enquanto “países observadores não membros”.

 

População: A população do Vaticano conta com cerca de 1000 habitantes,  todos membros da Igreja ou funcionários do clero.

Território: 0,44 km² (44 hectares)

Línguas-oficiais: Latim e Italiano

 
basilica-sao-pedro-vaticano-italia
Basílica de São Pedro no Vaticano
 

A cidade-Estado do Vaticano tem vários serviços próprios.  Sistema de telefone, estação de rádio e Correios. Possui ainda um sistema bancário próprio, farmácias e inúmeros guardas suíços que cuidam da segurança do Papa desde 1506.

Entretanto, o menor país do mundo ainda depende da Itália para o fornecimento de água, comida, eletricidade e gás. 

A doação dos fiéis e o turismo são as maiores fontes de renda desta cidade-Estado da Igreja Católica, que é um dos locais mais visitados das Europa por fiéis e curiosos.

 

Principais locais turísticos do Vaticano:

Praça de São Pedro:  Localizada aos pés da basílica de São Pedro, a Praça de São Pedro é uma das praças mais bonitas do mundo e pode abrigar mais de 300.000 pessoas.

Basílica de São Pedro: A Basílica de São Pedro é um dos edifícios religiosos mais importantes do mundo e abriga a Santa Sé.

Capela Sistina: A Capela Sistina é possui uma das imagens mais conhecidas do mundo. É  possível apreciar diversas obras-primas de Michelangelo como  A Criação de Adão e o Juízo Final.

 

Museus do Vaticano: Os Museus Vaticanos são uma excelente opção de passeio para quem quer conhecer a maior coleção de arte da Igreja Católica Romana, consideradas uma das principais atrações turísticas de Roma.

 
a-criacao-do-homem-capela-sistina-vaticano
“A criação do Homem” – Capela Sistina, Vaticano.
 

Na lista dos menores países do mundo, o Vaticano está em primeiro lugar. Entretanto, existem outros países com territórios muito pequenos como esta cidade-Estado representante da Igreja Católica:

 

2 – MÔNACO (1,9 KM2)

Mónaco é um considerado um principado que ocupa uma estreita faixa na costa sul da França e tem fronteiras polêmicas. Algumas das mansões do lugar têm a sala em Mônaco e o quarto na França.

Com cerca de 36 mil habitantes, Mônaco é governado sob uma forma de monarquia constitucional, com o príncipe Albert II como chefe de Estado. A Casa de Grimaldi tem governado Mônaco, com breves interrupções, desde 1297. A língua oficial é o francês, mas italiano e inglês são idiomas usados amplamente. 

Além disso, este principado que está entre os menores países do mundo possui  com o maior PIB do mundo per capita e a taxa de desemprego mais baixa do mundo estando em 0%, com mais de 48 mil trabalhadores que se deslocam da França e da Itália todos os dias.

O desenvolvimento econômico deste pequeno país deve-se ao estímulo no final do século 19, com a abertura do seu primeiro cassino, Monte Carlo, e uma ligação ferroviária de Paris. Desde então, o clima leve do principado, a esplêndida paisagem, e facilidades de jogos têm transformado Mônaco como um destino turístico para os ricos e famosos.

 

3 – NAURU (21 KM2)

Nauru é uma pequena ilha localizada no Pacífico Sul considerada um paraíso para mergulhadores. A moeda oficial de Nauru é o Dólar Australiano (AUD) e a capital tem o nome de Yaren. Os habitantes locais sobrevivem da exportação de guano, um fosfato de cálcio composto pelo cocô solidificado de pássaros pré-históricos, que usavam a ilha como casa de banho há milhares de anos. Boa parte do mineral, que cobre cerca de 70% de Nauru, é trocado por água importada, porque o país não possui nenhum rio ou nascente natural.

 

4 – TUVALU (26 KM2)

Tuvalu é um arquipélago no Oceano Pacífico que possui nove lhas e atóis e que tem sérias probabilidade de desaparecer, devido à subida no nível do mar.  Além disso, o aumento do nível do oceano também contamina a água potável e prejudica as plantações de coco, a maior fonte de renda dos 11 mil habitantes, além de agravar a dependência de comida importada.

As duas línguas oficiais de Tuvalu são o inglês e o tuvaluano, língua polinésia, e a moeda local é o dólar tuvaluano.

 

5 – SAN MARINO (61 KM2)

San Marino é um país que está localizado também dentro do território italinao. Segundo a tradição, esta nação nasceu no século 4, quando um grupo de cristãos estabeleceu-se ali para escapar da perseguição romana. A partir de 1862, depois da formação das atuais fronteiras da Itália, uma série de tratados confirmou a independência de San Marino. Os principais recursos san marinenses são a indústria,o turismo, a agricultura, o comércio e o artesanato. Os fabricantes incluem eletrônicos, tintas, cosméticos, cerâmicas, jóias e roupas. Artigos de cerâmica e ferro forjado, bem como móveis modernos e de reprodução, estão entre os tradicionais produtos artesanais de San Marino. A impressão precisa, particularmente de selos postais, é uma fonte consistente de receita. O setor bancário é uma indústria vital. Em 2002, San Marino substituiu a lira italiana pelo euro como moeda nacional.

 

6 – LIECHTENSTEIN (160 KM2)

O Liechtenstein é um país localizado em território europeu que faz fronteira com a Áustria e a Suiça. Esta nação possui como soberano o príncipe Hans-Adam II. Ele já apareceu na famosa lista da revista americana Forbes como terceiro governante mais rico. O Liechtenstein é um país considerado uma referência em Ecologia: todas as florestas são áreas de proteção ambiental e não há indústrias pesadas nesta nação. A língua oficial do Liechtenstein é o alemão e a moeda utlizada é o franco-suiço. O Liechtenstein tem uma complexa e eficaz estrutura escolar, . O resultado desdes investimentos educacionais, segundos registos oficiais, é que 0% da população é analfabeta.

 

7 – ILHAS MARSHALL (181 KM2)

As Ilhas Marshall, que consta no sétimo lugares dos menores paises do mundo, são um arquipélago que conquistou a sua independência dos EUA em 1986. Este país pequeno tornou-se a partir de 1946, quando os atóis de Bikini e Enewetak foram palco para testes nucleares americanos durante 12 anos. Somente em 1983, 23 anos depois do início da descontaminação, os Estados Unidos aceitaram pagar indenizações aos habitantes do lugar como compensação pelos danos causados pelas explosões. A cultura local das Ilhas Marshall tem características matriarcais e gira em torno de um complexo sistema de clãs e linhagens ligados à propriedade da terra. As línguas oficiais são o marshalês (língua malaio-polinésia) e o inglês.

 

8 – SÃO CRISTÓVÃO E NÉVIS (269 KM2)

São Cristóvão e Névis são duas pequenas ilhas de origem vulcânicas localizadas na América Central. Elas foram visitadas por Cristóvão Colombo durante sua segunda viagem para a América, em 1493. O idioma oficial é o inglês e o Dólar do Caribe Oriental (português brasileiro) ou dólar das Caraíbas Orientais (português europeu).   Antes da colonização inglesa, São Cristóvão e Névis eram habitadas pelos caraíbas. Atualmente a maioria dos habitantes descende dos escravos africanos. Grande parcela da população emigra para outros países em busca de emprego, fazendo com que a remessa de salários obtidos no exterior seja uma das principais fontes de renda do arquipélago.

 

9 – MALDIVAS (298 KM2)

As Maldivas está localizada no Oceano Índico. Composta por mais de 1 300 ilhas de coral, Maldivas é um dos mais pobres do países do mundo, além de ter a mais baixa altitude do mundo.   As Maldivas foram colonizadas pelos ingleses e possuem a rúpia maldívia como moeda oficial e o islamismo como religião oficial. O povo das Maldivas são campeões mundiais de divórcios. A sua língua oficial é o divehi.

 

10 – MALTA (316 KM2)

Malta, décimo país entre os menores países do mundo, é uma ilha localizada em território europeu. Possui um dos mais antigos povos católicos do mundo.O dia a dia neste arquipélago é fortemente influenciado pela religião: há 365 igrejas nas ilhas,uma para cada dia do ano. O maltês, a língua oficial do país, é uma fusão entre o árabe falado no norte da África e o italiano da Sicília, de onde a ilha fica a apenas 96 quilômetros.   Malta possui diversos museus que podem ser visitados e que revelam parte da sua história. As discotecas, restaurantes e clubes noturnos na cidade de St. Julian’s estão abertas até altas horas da madrugada. Em Gozo, podem-se apreciar a maioria dos templos pré-históricos em Malta, considerados como patrimónios mundiais pela UNESCO.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

15 − one =