Por que os adeptos do FC Barcelona são os culés?


Os adeptos do FC Barcelona são os culés desde a primeira metade do século XX. O Barcelona é um dos principais times espanhóis, especificamente catalão, e conta com mais de 44 milhões de torcedores por todo o mundo. A origem desta alcunha “culé” advém da palavra “culers”, palavra de baixo calão que significa “traseiro, bunda” em catalão.

Nas primeiras décadas do século XX, os jogadores do Barcelona realizavam os jogos no Camp del Carrer Indústria (1909-1922), um modesto campo de futebol que era cada vez mais reduzido para acolher uma crescente multidão entusiasmada com o clube catalão.

Com cada vez mais adeptos a assistirem aos jogos do FC Barcelona e a encherem as arquibancadas, chegou a ter uma lotação de 6000 espectadores. Os adeptos eram obrigados a sentarem-se na bordas do muro do estádio, o que oferecia uma visão de “rabos” alinhados a quem passava na rua.

 

adeptos-fc-barcelona-estadio-camp-el-industria
Adeptos do FC Barcelona no Camp del Carrer Industria (© Hotel Arc la Rambla )

 

Com o passar dos anos e o aumento significativo do número de torcedores do Barcelona, o antigo estádio sofreu vários projetos de expansão até que finalmente foi aprovada a construção de um novo estádio. Em 28 de março de 1954, foi colocada a primeira pedra para o futuro Camp Nou. A sua inauguração aconteceu em 24 de setembro de 1957, quando mais de 90.000 espectadores puderam assistir às cerimônias de abertura do Camp Nou.

 

camp-nou-estadio-fc-barcelona
Camp Nou – Estádio do FC Barcelona (© FC Barcelona)

Hoje o estádio Camp Nou do FC Barcelona conta com uma infraestrutura super moderna que atrai milhares de visitantes para ver os jogos do Barça, visitar o museu, entre outros eventos realizados dentro do estádio.

Desconhece-se quem “criou” a alcunha “culés”, que de início chegou a ser pejorativa, mas o certo é que pegou e ficou até hoje indissociavelmente ligada aos adeptos do FC Barcelona.

Fonte das Imagens: FC Barcelona, HotelArcLaRambla

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

five × 1 =